Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde

Authors

  • Alessandro Demel Lotti Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil alex.lotti@gmail.com
  • Eunice Nakamura Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil eunice_nakamura@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54518

Keywords:

Educação Física, Significados, Prática Profissional, Profissionais de Saúde

Abstract

O objetivo deste trabalho é compreender e analisar os significados da prática profissional na saúde a partir da experiência dos três únicos profissionais de Educação Física, atuantes no SUS, na cidade de Santos-SP, em 2015. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica. A análise revelou pouco conteúdo sobre saúde pública/coletiva na formação básica dos profissionais, atenuado pelas vivências cotidianas nas unidades de saúde, constatando-se que os benefícios das atividades advêm de uma prática voltada ao vínculo, à convivência e à socialização. A ressignificação de suas práticas profissionais leva à necessidade de conferir uma maior legitimidade ao trabalho que desenvolvem, também transformando suas identidades profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandro Demel Lotti, Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil alex.lotti@gmail.com

Graduado em Educação Física 

Mestre em Ciências da Saúde

Eunice Nakamura, Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil eunice_nakamura@hotmail.com

Doutora em Antropologia Social. Vinculada ao departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Docente do programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, na linha de pesquisa "Ciências Humanas, Sociais e Saúde".

Published

2020-05-12

How to Cite

LOTTI, A. D.; NAKAMURA, E. Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.54518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54518. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais