Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes

Autores/as

  • Zenólia Christina Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Ândrea Tragino Plotegher
  • Cláudia Aleixo Alves Instituto Federal do Espírito Santo. Município de Serra.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54494

Palabras clave:

Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.

Resumen

Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenólia Christina Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada IV da UFES.

Ândrea Tragino Plotegher

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES.

Cláudia Aleixo Alves, Instituto Federal do Espírito Santo. Município de Serra.

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES.

Publicado

2019-11-29

Cómo citar

FIGUEIREDO, Z. C.; PLOTEGHER, Ândrea T.; ALVES, C. A. Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54494. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais