Corpos interditados e aulas de educação física: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Ivan Vilela Ferreira Bolsista de doutorado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Ingrid Dittrich Wiggers Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54275

Palabras clave:

Constrição. Educação Física e Treinamento. Revisão.

Resumen

O objetivo do presente estudo foi investigar, por meio de uma revisão de literatura sistemática, a produção científica da educação física acerca das interdições das práticas corporais dos estudantes. Selecionamos os seguintes periódicos nacionais e internacionais. Delimitamos o período entre 2010 e 2015. Selecionamos 08 artigos, representando 0,22% da produção total. Os estudos apontam que algumas escolas aplicam a suspensão das aulas de educação física como punição aos discentes indisciplinados, configurando assim, a interdição das práticas corporais, pois, majoritariamente, nestas aulas os estudantes possuem mais liberdade para praticá-las.

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Biografía del autor/a

Ivan Vilela Ferreira, Bolsista de doutorado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4632181Z3

Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.Gleba B - Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. 70910900 - Brasília, DF - Brasil. Telefone: (61) 31072500. Fax: (61) 31072508

Ingrid Dittrich Wiggers, Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Cantarina.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750036Z0

Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.Gleba B - Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. 70910900 - Brasília, DF - Brasil. Telefone: (61) 31072500. Fax: (61) 31072508

Publicado

2019-11-14

Cómo citar

FERREIRA, I. V.; WIGGERS, I. D. Corpos interditados e aulas de educação física: uma revisão de literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54275. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54275. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão