Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53444

Palavras-chave:

Potencial Esportivo, Coping, Estresse.

Resumo

O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ? 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas.

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Biografia do Autor

Diana Izaias Sobreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Educação Física

Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/6263252089131888

Graduada em Educação Física

Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/6263252089131888

Francisco Zacaron Werneck, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Medicina

Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/2110472736345234

Emerson Filipino Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências da Saúde

Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/5738747654882842

Mário Antônio de Moura Simim, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Ciências do Esporte

Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza

http://lattes.cnpq.br/2506744061310311

Eduardo Macedo Penna, Universitário de Castanhal

Mestrado em Ciências do Esporte

Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal, Castanhal.

http://lattes.cnpq.br/3746450308327976

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências do Esporte

Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

http://lattes.cnpq.br/4325859064183464

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Publicado

2019-08-16

Como Citar

SOBREIRA, D. I.; WERNECK, F. Z.; COELHO, E. F.; SIMIM, M. A. de M.; PENNA, E. M.; MIRANDA, L.; FERREIRA, R. M. Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53444. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53444. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais