Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral

Autores/as

  • Rute Estanislava Tolocka UNIMEP
  • Kelly Cristina Freire Siqueira NUPEM/UNIMEP
  • Renato Mendes NUPEM/UNIMEP
  • Mayara Mascarenhas de Lima nupem/unimep

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51622

Palabras clave:

Creche, Exercício, Música, Desenvolvimento Infantil

Resumen

Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se  implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais;  houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.

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Biografía del autor/a

Rute Estanislava Tolocka, UNIMEP

Doutor em Educação Motora

Prof. Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano da UNIMEP

Coordenadora do Nucleo de Pesquisa em Movimento - NUPEM

CV: http://lattes.cnpq.br/3040250213271479

 

Kelly Cristina Freire Siqueira, NUPEM/UNIMEP

Mestre em Ciências do Movimento Humano

NUPEM/UNIMEP

CV 
http://lattes.cnpq.br/0691509672669974

Renato Mendes, NUPEM/UNIMEP

Prof. de Educação Física

CV: http://lattes.cnpq.br/0906110862315725

Mayara Mascarenhas de Lima, nupem/unimep

Prof. de Educação Física

CV http://lattes.cnpq.br/5230669388120294

Publicado

2019-04-18

Cómo citar

TOLOCKA, R. E.; FREIRE SIQUEIRA, K. C.; MENDES, R.; DE LIMA, M. M. Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51622. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais