Capoeira e formação inicial em Educação Física: um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51454

Palabras clave:

Formação profissional, Capoeira, Educação Física, Universidade.

Resumen

A Capoeira vem se destacando nos ambientes educativos, mas há poucas pesquisas sobre sua presença na formação inicial. O objetivo deste estudo é identificar os conhecimentos apreendidos no ensino-aprendizado da Capoeira e sua importância na formação inicial em Licenciatura em Educação Física. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A análise de conteúdo foi feita com a triangulação dos dados, e a discussão se baseou nos conhecimentos mais relevantes abordados nas experiências que colaborariam com o futuro profissional e na verificação da relevância da Capoeira. Os dados indicaram que a maioria dos participantes reconheceu a importância da Capoeira como conteúdo, entretanto foi apontada falta de autonomia dos estudantes com referência à sua formação inicial.

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Biografía del autor/a

Paula Cristina da Costa Silva, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Jéssica Karina Silva Ferreira, Rede municipal de ensino de Viana-ES

Professora da rede municipal de ensino de Viana-ES

Cássia Maria Hess, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Campus Limeira, Curso de Ciências do Esporte.

Doutoranda na Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP, Campus Limeira, Curso de Ciências do Esporte

Eliana de Toledo, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Campus Limeira, Curso de Ciências do Esporte.

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP, Campus Limeira, Curso de Ciências do Esporte.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

SILVA, P. C. da C.; FERREIRA, J. K. S.; HESS, C. M.; TOLEDO, E. de. Capoeira e formação inicial em Educação Física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51454. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais