Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50553

Palabras clave:

Metodologia, Prática, Balé Clássico, Infância

Resumen

A presente pesquisa questionou uma possibilidade de abordar o balé com crianças entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em uma academia na cidade de Inhumas (GO), por meio do lúdico. A partir da pesquisa-ação com registro em diário de campo, estudou-se autores que discorrem sobre o tema (HUIZINGA, 2000, KISHIMOTO, 2007, ALMEIDA, 2016), seguido da elaboração de um curso com a oferta de 15 intervenções em dança, para uma turma de baby class com 12 crianças. As vivências foram permeadas de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e faz de conta, como um caminho metodológico de oferecer a dança com a pequenada. Notou-se que as crianças aprenderam os passos do balé brincando e se divertindo, destacando o lúdico como uma estratégia interessante para as vivências em balé.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taynara Ferreira Silva, Universidade Federal de Goiás

Licenciada pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás

Fernanda de Souza Almeida

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de
pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em
projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores. Coordena o
projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto
de extensão Dançarelando. http://lattes.cnpq.br/9367074002146085

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

SILVA, T. F.; ALMEIDA, F. de S.; SOUZA, N. P. Dançar e brincar: uma experiencia de balé com crianças pequenas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.50553. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50553. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais