A contribuição das vivências em dança na formação dos docentes em Educação Física

Autores/as

  • Iula Lamounier Lucca Centro Universitário do Leste de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8794-8667
  • Mariana Kelly F Rosa Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
  • Polliane Luar Alvarenga Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
  • Patrícia Conceição Rocha Rabelo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Pitágoras - Betim http://orcid.org/0000-0002-7313-6553

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49360

Palabras clave:

Ciências da Saúde, Educação Física, Educação, Cultura

Resumen

A dança é um elemento da cultura corporal de movimento obrigatório nas escolas, cuja efetivação é influenciada por experiências prévias dos professores de educação física (EF). Assim, este estudo analisou as vivências de dança de graduandos em EF e a influência do curso em seu interesse pela dança. A amostra foi composta por 127 estudantes, com coleta de dados por questionário. 59,8 % dos graduandos nunca praticaram dança fora da universidade; 7,1 % começaram a praticar devido ao curso; 31,5 % gostariam de atuar com dança; 48 % passaram a gostar mais de dança devido aos espetáculos do curso. Conclui-se que a graduação viabiliza o primeiro contato com a dança à maioria dos graduandos e desperta o interesse pela modalidade, contribuindo para aplicação deste conteúdo no futuro.

Palavras-Chave: Arte. Cultura. Aprendizagem. Docentes. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iula Lamounier Lucca, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Professora do Curso de Educação Física do Unileste

Coordenadora do projeto de extensão: EducaDança do Unileste

http://lattes.cnpq.br/3767621508519468

Mariana Kelly F Rosa, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste

Bacharel em Educação Física

Polliane Luar Alvarenga, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste

Bacharel em Educação Física

Patrícia Conceição Rocha Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Pitágoras - Betim

Doutora em Ciências do Esporte - UFMG

Membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício da UFMG

Professora da Faculdade Pitágoras de Betim

CV http://lattes.cnpq.br/4980120727283786

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

LUCCA, I. L.; ROSA, M. K. F.; ALVARENGA, P. L.; RABELO, P. C. R. A contribuição das vivências em dança na formação dos docentes em Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.49360. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49360. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais