Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Adair João Rachadel Arouca
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira UDESC
  • Marilia Pinto Garcia Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Alzira Isabel da Rosa Prefeitura Municipal de São José - SC
  • Gelcemar Oliveira Farias UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.46006

Palabras clave:

Mobilidade ocupacional, Docentes, Educação Física e Treinamento, Revisão

Resumen

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adair João Rachadel Arouca

Professor de Educação Física

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, UDESC

Mestrando em Ciências do Movimento pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis SC.

Marilia Pinto Garcia, Fundação Catarinense de Educação Especial

Mestre em Educação Física. Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial. 

Alzira Isabel da Rosa, Prefeitura Municipal de São José - SC

Mestre em Educação Física. Professora da Rede pública municipal de São José.

Gelcemar Oliveira Farias, UDESC

Doutora em Educação Física. Professora do curso de licenciatura em Educação Física e do PPGCMH da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

AROUCA, A. J. R.; PEREIRA, M. P. V. de C.; GARCIA, M. P.; ROSA, A. I. da; FARIAS, G. O. Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.46006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão