ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III

Autores/as

  • Soraya Dayanna Guimarães Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas
  • José Pedro Ferreira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.41942

Resumen

Resumo

 

O estudo pretende adaptar e validar uma versão para o português do Brasil do  (PEATID-III) e avaliar suas propriedades psicométricas. Participaram 76 professores de cursos de graduação em Educação Física de seis instituições de Educação Superior brasileira. As propriedades psicométricas foram analisadas com base no r produto-momento de Pearson (teste-reteste), nos coeficientes de Alpha de Cronbach e na análise fatorial exploratória (com rotação Varimax). Os resultados revelaram uma estrutura global com dois fatores, que explicam 55,28% da variância total. Foi concluído que a validação da versão pode ser utilizada em docentes universitários dos cursos de Educação Física do Brasil.

Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Superior. Inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya Dayanna Guimarães Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2009). Mestre em Educação Brasileira CEDU/UFAL (2011). Doutora em Educação Brasileira CEDU/UFAL (2016). É integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Link do currículo lates: http://lattes.cnpq.br/2876317735038468

 

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas e atua no Mestrado e no Doutorado em Educação/CEDU/UFAL. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8834824295660511

José Pedro Ferreira, Universidade de Coimbra

É Licenciado em Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa (1991) e Licenciado em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa (1995). Possui Mestrado em Desenvolvimento da Criança (Desenvolvimento Motor), na Universidade Técnica de Lisboa (1998). Doctor of Philosophy pela University of Bristol (2004). É Professor Associado na Universidade de Coimbra. Membro da European Federation of Adapted Physical Activity.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

SANTOS, S. D. G.; FUMES, N. de L. F.; FERREIRA, J. P. ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.41942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais