ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.41942Abstract
Resumo
O estudo pretende adaptar e validar uma versão para o português do Brasil do (PEATID-III) e avaliar suas propriedades psicométricas. Participaram 76 professores de cursos de graduação em Educação Física de seis instituições de Educação Superior brasileira. As propriedades psicométricas foram analisadas com base no r produto-momento de Pearson (teste-reteste), nos coeficientes de Alpha de Cronbach e na análise fatorial exploratória (com rotação Varimax). Os resultados revelaram uma estrutura global com dois fatores, que explicam 55,28% da variância total. Foi concluído que a validação da versão pode ser utilizada em docentes universitários dos cursos de Educação Física do Brasil.
Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Superior. Inclusão.