RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL

Autores/as

  • Hozanan Santos Leal Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41495

Palabras clave:

Rítmica, Arte, Educação Física, Ensino

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hozanan Santos Leal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Estudante do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, cujo a área de atuação é Educação, Luinguística e Artes.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

SANTOS LEAL, H.; RAFAEL MADUREIRA, J. RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.41495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão