RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL

Authors

  • Hozanan Santos Leal Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41495

Keywords:

Rítmica, Arte, Educação Física, Ensino

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hozanan Santos Leal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Estudante do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, cujo a área de atuação é Educação, Luinguística e Artes.

Published

2017-06-30

How to Cite

SANTOS LEAL, H.; RAFAEL MADUREIRA, J. RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.41495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41495. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de Revisão