TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES

Autores/as

  • Maique Vinicius Riguete Ribeiro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Britto Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.39492

Palabras clave:

Pibid, Narrativas de formação, Intercâmbio de experiências, Formação docente

Resumen

Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maique Vinicius Riguete Ribeiro, Universidade Federal do Espirito Santo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); ex-bolsista do Pibid/Ufes

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES); doutora em Educação (UFES); membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE); ex-colaboradora do Pibid/Ufes

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo; Instituto Federal do Espírito Santo; ex-colaboradora do Pibid/Ufes

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

RIGUETE RIBEIRO, M. V.; BERTO, R. C.; RODRIGUES, A. B. TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.39492. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais