TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES

Authors

  • Maique Vinicius Riguete Ribeiro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Britto Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.39492

Keywords:

Pibid, Narrativas de formação, Intercâmbio de experiências, Formação docente

Abstract

Focaliza as reflexões produzidas acerca do processo de tornar-se professor de Educação Física, tendo como base as narrativas de formação desenvolvidas e compartilhadas no âmbito do Pibid/Ufes (2012-2014). Parte do método narrativo/investigativo como forma de registrar e intercambiar experiências vividas em escolas da rede municipal de Vitória/ES, locus de iniciação à docência. Toma como fontes diários de campo e portfólios, nos quais foram registrados elementos da experimentação da docência e das discussões ocorridas na universidade. Conclui que o intercâmbio das experiências vividas por estudantes, professores da escola e professores da universidade produziu, na coletividade, possibilidades de pensar/repensar processos individuais de formação e espaços/tempos de atuação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maique Vinicius Riguete Ribeiro, Universidade Federal do Espirito Santo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); ex-bolsista do Pibid/Ufes

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES); doutora em Educação (UFES); membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE); ex-colaboradora do Pibid/Ufes

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo; Instituto Federal do Espírito Santo; ex-colaboradora do Pibid/Ufes

Published

2016-12-28

How to Cite

RIGUETE RIBEIRO, M. V.; BERTO, R. C.; RODRIGUES, A. B. TRECHOS DO CAMINHO: PRÁTICAS COMPARTILHADAS NO ÂMBITO DO PIBID/UFES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.39492. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39492. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais