PEDAGOGIA DO ESPORTE: SINALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Thiago José Leonardi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e Faculdade de Jaguariúna (FAJ)
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Ademir De Marco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.36744

Palabras clave:

Pedagogia do Esporte, Avaliação, Aprendizagem

Resumen

Diante da carência de estudos que discutam epistemologicamente avaliação da aprendizagem no âmbito da Pedagogia do Esporte, este ensaio se propõe a descrever a avaliação da aprendizagem em sua perspectiva formativa e autêntica, a elencar instrumentos existentes no campo da Pedagogia do Esporte e, por fim, a sinalizar desafios para a construção de futuros instrumentos. Em geral, estudos denotam caráter somativo na utilização dos instrumentos existentes. Logo, defende-se a necessidade de novos instrumentos de avaliação que a entendam em seu caráter educativo e formativo, focados na avaliação integral de quem joga, além das competências para o jogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago José Leonardi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

Professor Mestre. Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Doutora. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Ademir De Marco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor. Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor. Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Publicado

2017-03-31

Cómo citar

LEONARDI, T. J.; GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A. J.; DE MARCO, A.; PAES, R. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE: SINALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.36744. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36744. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios