UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO

Autores/as

  • Charles Wesley Alves Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.
  • Francisco Luís de Oliveira Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco
  • Roberta de Sousa Mélo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.
  • Sérgio Rodrigues Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.30205

Palabras clave:

Primeiros socorros, Aprendizagem, Retenção, Escolares.

Resumen

Para investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05).  Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Charles Wesley Alves Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco

Colegiado de Educação Física (CEFIS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Graduado em Educação Física (UNIVASF) e Major do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Colegiado de Educação Física (CEFIS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação Física (UGF)

Francisco Luís de Oliveira Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco

Colegiado de Educação Física (CEFIS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Graduado em Educação Física (UNIVASF) e Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.

Roberta de Sousa Mélo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Colegiado de Educação Física (CEFIS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Doutora em Sociologia (UFPE)

Sérgio Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil.

Colegiado de Educação Física (CEFIS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Pernambuco, Brasil. Av. José de Sá Maniçoba, S/N – Centro - CEP: 56304-917 - Petrolina/PE, Brasil. Tel.: +55 87 3862 5017.

Doutor em Educação Física (UCB-DF)

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

COSTA, C. W. A.; MOURA, D. L.; COSTA, F. L. de O.; MÉLO, R. de S.; MOREIRA, S. R. UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.30205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais