A TEORIA/CONCEPÇÃO SISTÊMICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA PEDAGOGIA

Autores/as

  • Marcelo Guina Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v3i0.27

Resumen

?Inicialmente pensado para ser uma resenha do livro Educação Física e sociedade, em que encontramos parte essencial da construção teórica da chamada concepção sistêmica de educação física, este artigo amplia seus limites e dialoga com algumas outras produções no âmbito desta que pretende ser uma ‘sociologia (sistêmica) da educação física’. Nossas considerações se direcionam para aspectos epistemológicos, políticos e pedagógicos desta teoria. Argumentamos que: a) ela aponta elementos metodológicos que contribuem com o discurso crítico em EF; b) encontra-se atravessada tanto por pressupostos que identificam o discurso crítico quanto por aqueles que demarcam uma postura conservadora; c) uma perspectiva sociológica com base na teoria dos sistemas possui fatores limitantes para o desenvolvimento de algo como uma uma ‘sociologia da EF’. PALAVRAS-CHAVE: concepção sistêmica, sociologia, educação física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-11-15

Cómo citar

FERREIRA, M. G. A TEORIA/CONCEPÇÃO SISTÊMICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA PEDAGOGIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 3, p. 36–52, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i0.27. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais