“PENSEI QUE TAVA NA AULA DE CIÊNCIAS” OU OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • José Antônio Padilha dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26145

Palabras clave:

Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Trajetórias de Vida.

Resumen

Este artigo busca compreender os sentidos que os estudantes-trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribuem à Educação Física escolar. A questão de pesquisa é: Quais os significados da Educação Física nas trajetórias de vida dos estudantes-trabalhadores da EJA? É um estudo de caso com ênfase nas histórias de vida de oito estudantes. Para a construção das informações utilizamos entrevistas semiestruturadas, observação, análise de documentos e diário de campo. A análise indica que a Educação Física na EJA é reconhecida por proporcionar novos conhecimentos e valorizada como uma “matéria” escolar que necessita ser estudada, embora não produza mudanças significativas nas atitudes dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Antônio Padilha dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

Mestre em Ciências do Movimento Humano e Professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042703136088771

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação e Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoio: Capes/CNPQ.

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1481370037047711

 

Publicado

2014-09-09

Cómo citar

PADILHA DOS REIS, J. A.; MOLINA NETO, V. “PENSEI QUE TAVA NA AULA DE CIÊNCIAS” OU OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.26145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26145. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais