UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DOS PERSONAL TRAINERS

Autores/as

  • Isabelle Sena Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25681

Palabras clave:

Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.

Resumen

RESUMO

O treinamento personalizado se expandiu no Brasil a partir dos anos 80 como reflexo da influência americana exercida pela adesão dos astros de Hollywood ao serviço. Apesar de o treinamento personalizado ser reconhecido como prática de cuidado de si, vários aspectos referentes à formação e atuação dos profissionais que trabalham nesta área carecem de discussão. Assim, este artigo revisou periódicos científicos nacionais publicados entre 2007 e 2012 a fim de sintetizar informação sobre a formação e atuação dos Personais. Acredita-se que a reorganização do currículo acadêmico seja necessária, bem como o estímulo de novas competências – não apenas perspectivas utópicas, mas de aplicação prática-  no sentido de formar profissionais mais completos.

Palavras chave: Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabelle Sena Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE). Tem experiência nas áreas: escolar e não-escolar. Interessa-se pelos estudos acerca do corpo, e faz parte do LAISTHESIS -Laboratório de Estudos sobre Corpo Cultura e Sociedade (UFPB).

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. de O. UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DOS PERSONAL TRAINERS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.25681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25681. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão