AUTO-EFICÁCIA, ATIVIDADES FÍSICAS E PRÉ-ESCOLARES

Autores/as

  • Tércio Alves Nascimento Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.25675

Palabras clave:

Criança, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumen

Este estudo analisa auto-eficácia em situações de prática de atividade física em escolas infantis, observando-se 202 crianças  entre dois e cinco anos de idade de 15 salas de aula. Trata-se de um estudo exploratório--descritivo, feito a partir de filmagens, verificando-se o aparecimento de traços de auto-eficácia, habilidades motoras, interações sociais   e disposições pessoais. As atividades permitiram a manifestação de traços de auto-eficácia e estes estavam ligados aos recursos e disposições pessoais. As interações sociais favoreceram o aparecimento destes traços e isto pode ter ocorrido devido as experiências vicárias e a persuasão verbal. Conclui-se que estes traços de auto-eficácia impulsionam a participação da criança na atividade ao mesmo tempo que são  gerados  por elas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tércio Alves Nascimento, Universidade Metodista de Piracicaba

- Mestrando em Educação Física na área de Movmento Humano e Saúde.

- Participante do Grupo de Pesquisa NUPEM (Nucleo de Pesquisa em movimento)

- Professor  do Curso de Educação Física da Facudade Adventista de Hortolândia

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1986). Fez curso de atualização em educação para crianças pequenas com deficiências, em Haifa, Israel. Tem experiência na área de Educação e na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e popluações vulneráveis, aprendizagem, desenvolvimento e avaliação.

Publicado

2015-03-31

Cómo citar

NASCIMENTO, T. A.; TOLOCKA, R. E. AUTO-EFICÁCIA, ATIVIDADES FÍSICAS E PRÉ-ESCOLARES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.25675. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25675. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais