AUTO-EFICÁCIA, ATIVIDADES FÍSICAS E PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.25675Keywords:
Criança, Desenvolvimento Infantil, Educação InfantilAbstract
Este estudo analisa auto-eficácia em situações de prática de atividade física em escolas infantis, observando-se 202 crianças entre dois e cinco anos de idade de 15 salas de aula. Trata-se de um estudo exploratório--descritivo, feito a partir de filmagens, verificando-se o aparecimento de traços de auto-eficácia, habilidades motoras, interações sociais e disposições pessoais. As atividades permitiram a manifestação de traços de auto-eficácia e estes estavam ligados aos recursos e disposições pessoais. As interações sociais favoreceram o aparecimento destes traços e isto pode ter ocorrido devido as experiências vicárias e a persuasão verbal. Conclui-se que estes traços de auto-eficácia impulsionam a participação da criança na atividade ao mesmo tempo que são gerados por elas.