A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA

Autores/as

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jéssica Serafim Frasson Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Eduardo Batista von Borowski Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25359

Palabras clave:

Início da docência, Formação inicial, Socialização docente.

Resumen

Compreender a influência da socialização docente no processo de tornar-se professor de Educação Física na fase de iniciação da docência, foi o objetivo deste estudo. Investigamos a trajetória e a prática educativa de cinco professores de Educação Física na fase de início da docência. Compreendemos que eles dependem integralmente do processo de socialização, atribuindo a esse processo, o papel fundamental para a fase de entrada na carreira docente, em que os professores iniciantes encontram muitas dúvidas e angústias, inerentes ao processo de inserção no ambiente escolar. Portanto, a compreensão desses sentimentos atrelados a essa fase, podem ser amenizadas com esse processo e com o acolhimento da própria instituição e de seu corpo docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Educação física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestre em Educação - UFSM.

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano. Área de concetração: Formação de professsores, cultura escolar e prática docente.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/4394374515273599

Jéssica Serafim Frasson, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça - SC

Especialista Educação Física Escolar com ênfase em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos.

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/2014317813860224

Eduardo Batista von Borowski, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Educação física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestre em Educação - UNESC.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

 

http://lattes.cnpq.br/5448830712147851

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; FRASSON, J. S.; VON BOROWSKI, E. B. A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.25359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25359. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais