PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores/as

  • Gisele Viola Machado Escola Superior de Cruzeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.24459

Palabras clave:

Esporte, Pedagogia do Esporte, Cultura Esportiva, Jogos Esportivos Coletivos, Basquetebol.

Resumen

A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Viola Machado, Escola Superior de Cruzeiro Universidade Estadual de Campinas

Professora Mestre

Escola Superior de Cruzeiro

Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte - GEPESP-FEF-UNICAMP

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).

Professora Doutora

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor

Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP)

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.24459. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais