O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA

Autores/as

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Laís Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renata de Souza Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.23706

Palabras clave:

Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. Protagonismo

Resumen

Resumo

Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física Proteoria (Ufes) e do Grupo de Semiótica das Atividades Corporais (UGF).

http://lattes.cnpq.br/1466918874732141

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Centro de educação Física e Desportos da Ufes.

http://lattes.cnpq.br/9611663248753416

Laís Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo

Renata de Souza Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo

Publicado

2014-03-10

Cómo citar

MELLO, A. da S.; DOS SANTOS, W.; RODRIGUES, L. A.; SANTOS, R. de S. O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.23706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23706. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais