O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.23706Keywords:
Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. ProtagonismoAbstract
Resumo
Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas.