AFFORDANCES EN ÁMBITOS DOMÉSTICOS E DESARROLLO MOTOR DE PRÉ ESCOLARES

Autores/as

  • Francisco Salviano Sales Nobre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará
  • André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Cícero Luciano Alves Costa Secretaria Estadual de Educação do Ceará
  • Priscila Caçola Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15412

Resumen

El propósito de esta investigación fue de comprobar la correlación entre las oportunidades de estimulación motora en el ámbito doméstico y el nível de desarrollo motor (DM) en 12  pre escolares de 36 a 42 meses de edad. Se utilizo cuestionario Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18-42 Months y tambien el Teste de Desarrollo Motor Grueso – 2ª Edición (TDMG-2). Los resultados demuestran una deficiencia significativa en la promoción de oportunidades para el DM de los niños en el ámbito doméstico, sin embargo influir negativamente el desarrollo motor de las mismas. Se deduce que el ritmo maduracional de estos niño y principalmente la acción de otros microsistema pueden estar supliendo las deficiencias detectadas en el  ámbito doméstico.

Palabras claves: Variedad de Estimulación. Habilidad Motora. Pre Escolares.

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Biografía del autor/a

Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educaçao Fisica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). É especialista em Ciências do Esporte pela UNIABC, São Caetano do Sul, São Paulo. É Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. É professor do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte,onde é lider do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente. Atua também no IFCE Campus Crato como pprofessor de ensino médio. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e desenvolvimento motor humano, Atividade física e Saúde e Educação Física Escolar. Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, Ceará. Membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Motor Humano (LACREDMH). Realiza estudos na área de Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor e Educação Física Escolar. Atualmente pós-graduando em Fisiologia do Exercícios e Grupos Especiais.

Cícero Luciano Alves Costa, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Humano (LACREDEMH). Tem experiência em Avaliação Física, e realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor Humano e Atividade Física e Saúde.

Priscila Caçola, Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington

Doutora em Neurociência Motora na Texas A&M University. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professora de Desenvolvimento Motor e Métodos de Pesquisa no Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington. Tem experiência na área de Comportamento Motor, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de representações motoras e planos motores em crianças, testes de desenvolvimento motor, oportunidades no ambiente para desenvolvimento motor, fatores de resiliência para problemas motores, metodologia da pesquisa e estatística.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - RJ. Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, Cineantropometria e Desempenho Humano, principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico, estado nutricional e composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação e clubes desportivos, avaliação do desenvolvimento motor e do julgamento perceptomotor de crianças.

Nádia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado e mestrado em Comportamento Motor pela Universidade de Auburn - EUA e graduação em Educação Física. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano com orientação de alunos de mestrado e doutorado. Atualmente encontra-se em pós-doutorado na Universidade de Maryland nos EUA. Bolsista de Produtividade do CNPq tem como principal enfoque de pesquisa o desenvolvimento motor de crianças de risco em situação de vulnerabilidade social. As pesquisas são voltadas a avaliação do desenvolvimento e intervenção quando atrasos e riscos são detectados. Atua também em pesquisas nas escolas públicas na implementação de estratégias curriculares e programas compensatórios. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Intervenções Motoras, do curso de especialização em Motricidade Infantil da UFRGS e do Programa Quero-Quero de Educação pelo Esporte com parceria com o Ministério dos Esportes.

Publicado

2012-09-24

Cómo citar

SALES NOBRE, F. S.; FEITOSA DO NASCIMENTO PONTES, A. L.; ALVES COSTA, C. L.; CAÇOLA, P.; CARVALHO NOBRE, G.; CRISTINA VALENTINI, N. AFFORDANCES EN ÁMBITOS DOMÉSTICOS E DESARROLLO MOTOR DE PRÉ ESCOLARES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15412. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais