AFFORDANCES IN THE HOME ENVIRONMENT AND MOTOR DEVELOPMENT IN PRESCHOOL CHILDREN

Authors

  • Francisco Salviano Sales Nobre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará
  • André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Cícero Luciano Alves Costa Secretaria Estadual de Educação do Ceará
  • Priscila Caçola Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15412

Abstract

The aim of this research was to verify the correlation between the opportunities of motor stimulation in the home environment and the level of motor development (MD) in 12 preschool children with 36 to 42 months old. The questionnaire Affordances in the home Environment For Motor Development- AHEMD -18-42 Months and the test of gross motor development 2° Edition (TGMD-2) were used. The results showed one significant deficiency in the promotion of opportunities for the MD of children in the home environment, without negatively influencing their motor  development. It also demonstrates that these children’s maturational rhythm, and mainly the action of other Microsystems, can be supplying detected deficiencies in the home environment.

Keywords: Affordances. Motor Skill. Preschool Children.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educaçao Fisica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). É especialista em Ciências do Esporte pela UNIABC, São Caetano do Sul, São Paulo. É Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. É professor do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte,onde é lider do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente. Atua também no IFCE Campus Crato como pprofessor de ensino médio. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e desenvolvimento motor humano, Atividade física e Saúde e Educação Física Escolar. Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, Ceará. Membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Motor Humano (LACREDMH). Realiza estudos na área de Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor e Educação Física Escolar. Atualmente pós-graduando em Fisiologia do Exercícios e Grupos Especiais.

Cícero Luciano Alves Costa, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Humano (LACREDEMH). Tem experiência em Avaliação Física, e realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor Humano e Atividade Física e Saúde.

Priscila Caçola, Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington

Doutora em Neurociência Motora na Texas A&M University. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professora de Desenvolvimento Motor e Métodos de Pesquisa no Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington. Tem experiência na área de Comportamento Motor, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de representações motoras e planos motores em crianças, testes de desenvolvimento motor, oportunidades no ambiente para desenvolvimento motor, fatores de resiliência para problemas motores, metodologia da pesquisa e estatística.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - RJ. Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, Cineantropometria e Desempenho Humano, principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico, estado nutricional e composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação e clubes desportivos, avaliação do desenvolvimento motor e do julgamento perceptomotor de crianças.

Nádia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado e mestrado em Comportamento Motor pela Universidade de Auburn - EUA e graduação em Educação Física. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano com orientação de alunos de mestrado e doutorado. Atualmente encontra-se em pós-doutorado na Universidade de Maryland nos EUA. Bolsista de Produtividade do CNPq tem como principal enfoque de pesquisa o desenvolvimento motor de crianças de risco em situação de vulnerabilidade social. As pesquisas são voltadas a avaliação do desenvolvimento e intervenção quando atrasos e riscos são detectados. Atua também em pesquisas nas escolas públicas na implementação de estratégias curriculares e programas compensatórios. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Intervenções Motoras, do curso de especialização em Motricidade Infantil da UFRGS e do Programa Quero-Quero de Educação pelo Esporte com parceria com o Ministério dos Esportes.

Published

2012-09-24

How to Cite

SALES NOBRE, F. S.; FEITOSA DO NASCIMENTO PONTES, A. L.; ALVES COSTA, C. L.; CAÇOLA, P.; CARVALHO NOBRE, G.; CRISTINA VALENTINI, N. AFFORDANCES IN THE HOME ENVIRONMENT AND MOTOR DEVELOPMENT IN PRESCHOOL CHILDREN. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15412. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais