EVALUACIÓN DEL PROGRAMA DE CAPACITACIÓN PARA LA FORMACIÓN SÓCIO-EDUCATIVA: EL DEPORTE COMO UMA POSIBILIDAD PARA LUCHAR CONTRA LA VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores/as

  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Heliana Castro Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15410

Palabras clave:

Esporte, Educação Física, Vulnerabilidade

Resumen

La enseñanza del deporte puede ser utilizado como estratégia de afrontamiento de la vulnerabilidad social, ya que los maestros estén debidamente capacitados. Este trabajo analizado un programa de capacitación ofrecido a los profesores de Educación Física em El município de Uberaba – MG. En el estudio participaron 33 maestros y estudiantes de Educación Física que participaron en un programa de capacitación que se dividió en 05 talleres de 04 horas. Antes de que el primer taller, se administró un cuestionario a los participantes en la investigación, que contiene 08 preguntas abiertas sobre los temas que se trabajaron en los talleres. Y al final del último taller, se vuelve a aplicar para la comparación.Entre los participantes, el 85% asistió a todos los talleres, 68,29% tenían um promedio cambio en los conceptos de aprendizaje, lá mayoría tênia 3-5 respuestas positivas al cambio, y el concepto que más câmbios há sido la causa de la vulnerabilidad. Esto demostró que la educación continua es uma de lãs mejores posibilidades para la formación del profesorado y la calidad de la educación, respectivamente, debido a la exigência de un mayor contexto, el maestro participativo y interactivo.

Palabras clave: Deporte. Educación Física. La Vunerabilidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, das disciplinas Estudos Socológicos do Esporte e do Lazer, Esporte: conceitos e estruturas, Natação e Prática Pedagógica da Natação. Foi professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora por 4 anos e técnica da equipe de natação do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, por 2 anos. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF, especialista em Atividades Aquáticas pela UGF e Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Sócio Políticos do Esporte e em Atividades Aquáticas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S090155

Heliana Castro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Professora-assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Aperfeiçoamento em Arte-Terapia pelo instituto Sedes Sapientae e pelo método de terapia corporal Self-Healing (auto-cura e consciência corporal) pela School for Self-Healing. Possui experiência na área de Educação e na área Social (ações territoriais), com ênfase em Arte, Cultura, Arte-Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não-formal, educação inclusiva, violência contra a criança, crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal; faz-de-conta, contação de histórias e desenvolvimento humano.

http://lattes.ufscar.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?pTipoIdentif=1&pTipoRelat=1&pNroIdPessoa=5&pCodOrigemCur=0

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB (2007). Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso de graduação em Terapia Ocupacional e no curso de pós graduação stricto sensu em Atenção a Saúde . Coordenadora do Núcleo de EStudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência. Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, infância, adolescencia e juventude , vulnerabilidade social , determinantes sociais de saúde, violência e pesquisa qualitativa em saúde.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S848013

Publicado

2012-12-26

Cómo citar

CHAVES, A. D.; ALVES, H. C.; GONTIJO, D. T. EVALUACIÓN DEL PROGRAMA DE CAPACITACIÓN PARA LA FORMACIÓN SÓCIO-EDUCATIVA: EL DEPORTE COMO UMA POSIBILIDAD PARA LUCHAR CONTRA LA VULNERABILIDADE SOCIAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15410. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15410. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais