EVALUATION OF TRAINING PROGRAM FOR SOCIO FORMATION: THE SPORT AS A CHANCE TO CONFRONT SOCIAL VUNERABILITY

Authors

  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Heliana Castro Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15410

Keywords:

Esporte, Educação Física, Vulnerabilidade

Abstract

The sport education can be used as a coping strategy of social vulnerability, provided that teachers are adequately trained. This work analyzed a training program offered to teachers in Physical Education from Uberaba - MG. The study included 33 teachers and Physical Education trainees who participated in a training program which was divided into 05 workshops of 04 hours. Before the first workshop, a questionnaire was administered to research participants, containing 08 open questions about the topics to be worked in the workshops. And at the end of the last workshop, it was reapplied for comparison. Among participants, 85% attended all the workshops, 68.29% had a mean change in learning concepts, most had 3-5 with positive responses, and the concept that had the most change was the cause of vulnerability. This showed that continuing education is one of the best opportunities for teacher training and the quality of education respectively, that due to the requirement of a more contextual, participatory and interactive teacher.

Keywords: Sport. Physycal Education. Vulnerability.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, das disciplinas Estudos Socológicos do Esporte e do Lazer, Esporte: conceitos e estruturas, Natação e Prática Pedagógica da Natação. Foi professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora por 4 anos e técnica da equipe de natação do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, por 2 anos. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF, especialista em Atividades Aquáticas pela UGF e Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Sócio Políticos do Esporte e em Atividades Aquáticas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S090155

Heliana Castro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Professora-assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Aperfeiçoamento em Arte-Terapia pelo instituto Sedes Sapientae e pelo método de terapia corporal Self-Healing (auto-cura e consciência corporal) pela School for Self-Healing. Possui experiência na área de Educação e na área Social (ações territoriais), com ênfase em Arte, Cultura, Arte-Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não-formal, educação inclusiva, violência contra a criança, crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal; faz-de-conta, contação de histórias e desenvolvimento humano.

http://lattes.ufscar.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?pTipoIdentif=1&pTipoRelat=1&pNroIdPessoa=5&pCodOrigemCur=0

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Rua Guilherme Ferreira 650 3º andar Centro 38065-000 - Uberaba, MG - Brasil

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB (2007). Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso de graduação em Terapia Ocupacional e no curso de pós graduação stricto sensu em Atenção a Saúde . Coordenadora do Núcleo de EStudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência. Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, infância, adolescencia e juventude , vulnerabilidade social , determinantes sociais de saúde, violência e pesquisa qualitativa em saúde.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S848013

Published

2012-12-26

How to Cite

CHAVES, A. D.; ALVES, H. C.; GONTIJO, D. T. EVALUATION OF TRAINING PROGRAM FOR SOCIO FORMATION: THE SPORT AS A CHANCE TO CONFRONT SOCIAL VUNERABILITY. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15410. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15410. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais