JUEGOS POPULARES EN CANDIDO PORTINARI: DESCRIPCIÓN DE UN ARTE EDUCATIVA

Autores/as

  • Fabiane Castilho Teixeira Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.
  • Larissa Michelle Lara Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14928

Palabras clave:

Brincadeiras Populares, Educação, Arte.

Resumen

Ese texto  describe sobre la iconografía del pintor brasileño Candido Portinari con el sub-tema Juegos de los niños  y identifica los juegos que son recurrentes en su arte y el contenido que ellos expresan. Así, 20 temas constituyen la investigación, con descripciones de 43 juegos populares en sus elementos constitutivos. Con esto se espera contribuir para el diálogo entre el arte pictórico y las prácticas educativas, favoreciendo la visualización de interacciones posibles y necesarias para la acción pedagógica.

Palabras clave: Juegos Populares. Educación. Arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Castilho Teixeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.

Possui graduação em Educação Física, licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização em prescrição de exercícios personalizados pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física- UEM/UEL.Atualmente trabalha com prescrição personalizada de exercícios físicos, é participante de grupos de pesquisas na Universidade Estadual de Maringá e membro da Equipe Colaboradora 16, Paraná - Sul, Programa Segundo Tempo - Ministério do Esporte, Brasil. Atua, sobretudo, com os seguintes temas: esporte, educação física, atividade física, lúdico e cultura.

Larissa Michelle Lara, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Atualmente é professora Adjunto-tide do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq - e membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP. É pesquisadora da Rede Cedes/ME e coordenadora local do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional).

Publicado

2012-09-24

Cómo citar

TEIXEIRA, F. C.; LARA, L. M. JUEGOS POPULARES EN CANDIDO PORTINARI: DESCRIPCIÓN DE UN ARTE EDUCATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.14928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14928. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais