POPULAR PLAY IN CANDIDO PORTINARI: DESCRIPTIONS OF AN ART EDUCATION

Authors

  • Fabiane Castilho Teixeira Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.
  • Larissa Michelle Lara Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14928

Keywords:

Brincadeiras Populares, Educação, Arte.

Abstract

This paper is about the iconography of Brazilian painter Candido Portinari with the sub-theme Children's Play (Kidding), identifying the recurring play in his art and the contents they express. For this purpose, 20 subjects make up the research and 43 pieces of popular play were selected, with descriptions of its constituent elements. With this, we hope to foster to the dialogue between pictorial art and educational practices, favoring the viewing of the possible interactions and necessary to the pedagogical action.

Keywords: Popular Play. Education. Art.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiane Castilho Teixeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.

Possui graduação em Educação Física, licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização em prescrição de exercícios personalizados pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física- UEM/UEL.Atualmente trabalha com prescrição personalizada de exercícios físicos, é participante de grupos de pesquisas na Universidade Estadual de Maringá e membro da Equipe Colaboradora 16, Paraná - Sul, Programa Segundo Tempo - Ministério do Esporte, Brasil. Atua, sobretudo, com os seguintes temas: esporte, educação física, atividade física, lúdico e cultura.

Larissa Michelle Lara, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Atualmente é professora Adjunto-tide do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq - e membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP. É pesquisadora da Rede Cedes/ME e coordenadora local do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional).

Published

2012-09-24

How to Cite

TEIXEIRA, F. C.; LARA, L. M. POPULAR PLAY IN CANDIDO PORTINARI: DESCRIPTIONS OF AN ART EDUCATION. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.14928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14928. Acesso em: 21 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais