EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: UN ANÁLISIS A PARTIR DEL MODELO DE INTELIGENCIA MOTRIZ

Autores/as

  • Maria Helena da Silva Ramalho Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Caroline Regina de Almeida Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil
  • Zenite Machado Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • João Otacílio Libardoni dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14528

Palabras clave:

avaliação, educação física, escolar

Resumen

Este estudio descriptivo-interpretativo hace un análisis de la coherencia entre el Plan de Enseñanza y los criterios e indicadores usados por los profesores en las escuelas municipales de Farroupilha, RS. El objetivo específico es identificar los elementos que constituyen el Plan de Enseñanza explicitados por los educadores y verificar los criterios e indicadores presentados por estos en el tópico sobre la evaluación de los estudiantes del 5º al 8º grado de siete instituciones municipales. Se hizo la encuesta a onze profesores,  de los cuales cinco eran del sexo femenino y seis del masculino, con edades entre los 19 y los 51 años. El instrumento utilizado en la recolección de los datos fue un cuestionario con preguntas abiertas y Planes de Enseñanza de los propios profesores integrantes de la encuesta. Se llegó a la conclusión de que la mayoría de los entrevistados evalúa a sus alumnos enfatizando la capacidad físico-cinética de ellos. El trabajo también presentó una tendencia a la evaluación práctica y teórica, o sea, el producto del aprendizaje. Se ha percibido, por el habla de los educadores, que se realizan las evaluaciones a diario, lo que enfatiza el proceso. Sin embargo, no hemos encontrado coherencia entre los criterios e indicadores de evaluación y los contenidos suministrados, constantes de los Planes de Enseñanza de los profesores.

Palabras clave: Evaluación. Educación Física. Escolar

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Biografía del autor/a

Maria Helena da Silva Ramalho, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), mestrado em Educação Física (1989) e doutorado em Educação Física (1996) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Santa Catariana - UDESC. Tem expereiência em Gestão Educacional, acessibilidade acadêmica e processos inclusivos na educação básica e superior, elaboração, implementação e avaliação de Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Legislação do EnsinoISuperior, Projeto Pedagógico Institucional. No ensino da educação física, nas áreas de conhecimento de desenvolvimento e aprendizagem humana e motora, avaliação da educação física, motricidade infantil, atividade lúdica, educação física infantil e atividade motora adaptada.Nas áreas de extensão e pesquisa, tem experiência em Programas Interdisciplinares nas áreas da integralidade da saúde, abordando a dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos vitais; e, programas integradores institucionais. Avaliadora institucional e de curso pelo INEP.

Caroline Regina de Almeida, Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil

Graduação em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil.

Zenite Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976-1978), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-1997) e doutorado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2004-2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor, Crescimento Físico, Estado Nutricional, Atividade Física e Qualidade de Vida.

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976-1978), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-1997) e doutorado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2004-2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor, Crescimento Físico, Estado Nnutricional, Atividade Física e Qualidade de Vida.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, Cineantropometria e Desempenho Humano, principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico e estado nutricional, composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação, clubes desportivos e avaliação do desenvolvimento motor de crianças.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

DA SILVA RAMALHO, M. H.; DE ALMEIDA, C. R.; MACHADO, Z.; LIBARDONI DOS SANTOS, J. O.; CARVALHO NOBRE, G. EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: UN ANÁLISIS A PARTIR DEL MODELO DE INTELIGENCIA MOTRIZ. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.14528. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14528. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais