ASSESMENT IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN ANALYSIS STARTING FROM MOTOR INTELLIGENCE MODEL

Authors

  • Maria Helena da Silva Ramalho Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Caroline Regina de Almeida Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil
  • Zenite Machado Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • João Otacílio Libardoni dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14528

Keywords:

avaliação, educação física, escolar

Abstract

This descriptive- interpretive study examines consistency between the Plan of Education and the criteria and indicators used by teachers in public schools of Farroupilha-RS. The specific objective is to identify the elements of the Plan of Education explained by educators and  to verify the criteria and  indicators presented  in these topic for the evaluation of students from fifth  to eight grade of sete (seven) municipal institutions. Eleven teachers were asked, and of these,  five females and  six males, aged between 19 (nineteen) and 51 (fifty-one). The instrument used to collect data was a questionnaire with open questions and outline of the teachers in the study. It was concluded that the majority of respondents asses their students by emphasizing the physical kinesthetic competence.  The study also showed a trend in assessment practice and theoretical evaluation, that is, the product of learning. We realized the speeches of educators who are held daily assessments, highlighting the process.  However, we found no consistency of criteria and indicators for evaluation with the contents      taught described in the Teaching Plan of the teachers.

Keywords: Assessment. Physical Education. School.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Helena da Silva Ramalho, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), mestrado em Educação Física (1989) e doutorado em Educação Física (1996) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Santa Catariana - UDESC. Tem expereiência em Gestão Educacional, acessibilidade acadêmica e processos inclusivos na educação básica e superior, elaboração, implementação e avaliação de Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Legislação do EnsinoISuperior, Projeto Pedagógico Institucional. No ensino da educação física, nas áreas de conhecimento de desenvolvimento e aprendizagem humana e motora, avaliação da educação física, motricidade infantil, atividade lúdica, educação física infantil e atividade motora adaptada.Nas áreas de extensão e pesquisa, tem experiência em Programas Interdisciplinares nas áreas da integralidade da saúde, abordando a dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos vitais; e, programas integradores institucionais. Avaliadora institucional e de curso pelo INEP.

Caroline Regina de Almeida, Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil

Graduação em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do sul, Brasil.

Zenite Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976-1978), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-1997) e doutorado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2004-2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor, Crescimento Físico, Estado Nutricional, Atividade Física e Qualidade de Vida.

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976-1978), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-1997) e doutorado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2004-2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor, Crescimento Físico, Estado Nnutricional, Atividade Física e Qualidade de Vida.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, Cineantropometria e Desempenho Humano, principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico e estado nutricional, composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação, clubes desportivos e avaliação do desenvolvimento motor de crianças.

Published

2012-12-31

How to Cite

DA SILVA RAMALHO, M. H.; DE ALMEIDA, C. R.; MACHADO, Z.; LIBARDONI DOS SANTOS, J. O.; CARVALHO NOBRE, G. ASSESMENT IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN ANALYSIS STARTING FROM MOTOR INTELLIGENCE MODEL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.14528. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14528. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais