Mapeamento da produção artístico- acadêmica de Dança nos programas brasileiros de pós-graduação em Artes: um olhar sobre os métodos de investigação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72515

Keywords:

Dance, Research Method, Artistic-Academic Research

Abstract

This paper aimed to identify how Dance is used in thesis and dissertations produced between 2016-2020 in Arts post-graduated program in Brazil. The Dance could be assume distinctive places: as object, experiment, theme or as a way to perform collected data. The most part of works used Dance as object of research, which implies that Dance could be understood as a part of a theoretical system.  Although the most part of studies considering Dace in that way, was possible to find an extensive range of possibilities of experiments, developments, speculations and conjectures about the place of Dance in research methods.

Keywords: Dance. Research Method. Artistic-Academic Research.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Bizerra, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil andre.bizerra@usp.br

Professor-artista-pesquisador. Doutorando no Programa Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Mestre e Bacharel em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área artística da Dança e se dedica às investigações sobre pedagogias artísticas, consciência corporal, práticas corporais alternativas e métodos qualitativos de pesquisa. Professor do método Pilates e Dança Experimental. Professor convidado nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio. Professor na Escola Livre de Dança de Santo André (ELD) e diretor e coreógrafo da BIZ cia de dança.

Marilia Velardi, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil marilia.velardi@usp.br

Sou professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) nos cursos de graduação em Educação Física e Saúde e no Ciclo Básico. Na mesma Escola sou também docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) atuo como docente nos cursos de bacharelado em Música e na Pós-Graduação em Artes Cênicas. Como professora e pesquisadora eu volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas, buscando conhecer e construir conhecimento sobre possibilidades de investigação acadêmica especialmente em Artes e a partir das Artes. Interesso-me também pelas discussões e estudos sobre epistemologias artísticas e latino-americanas como suportes para as pesquisas acadêmicas, especialmente quando os estudos são de natureza transdisciplinar. Na extensão proponho intervenções, performances, encenação e projetos de investigação junto a artistas, e, mais frequentemente, junto à cantoras e cantores líricos, estimulando e construindo práticas e estudos sobre preparação corporal para a performance, encenação e criação. O lócus dessas investigações é, desde 2005, o NUO-Ópera Lab. e desde 2018 o curso de Canto e Arte Lírica do CMU/ECA-USP. Realizo, ainda, pesquisas e ações colaborativas com grupos e pesquisadores dos campos da Saúde, da Educação, das Artes da Cena, da Música e dos Estudos Sociais. Na EACH/USP eu coordeno o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a Arte; (b) a busca por epistemologias artísticas como suporte para as investigações qualitativas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações. Sou integrante da ADISP (A Day in Spanish in Portuguese), núcleo organizador do dia de apresentações de trabalhos nestes idiomas durante o International Congress of Qualitative Inquiry, evento anual coordenado por Norman Denzin e James Salvo na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Published

2023-02-27

How to Cite

BIZERRA, A.; VELARDI, M. Mapeamento da produção artístico- acadêmica de Dança nos programas brasileiros de pós-graduação em Artes: um olhar sobre os métodos de investigação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72515. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72515. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de Revisão