PARALYMPIC JUDO

MAPPING PROFESSIONAL PERFORMANCE IN SPORTS INITIATION OF COACHES FROM THE AMERICAS AND EUROPE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68218

Keywords:

Judo, Paralympic Sports, Visual Impairment, Professional Performance

Abstract

Judo is part of the Paralympic Games for visually impaired people. The objective of this research was to map the teaching strategies adopted in the sport initiation process. This quantitative research used the survey method with a 5-point Likert scale. The sample consisted of 20 coaches from 11 countries. As a result, it was found that all teachers mix traditional and innovative aspects in their professional performance, but with a greater emphasis on innovators (p <0.05). The most used materials mentioned were: strings (25%) balls (23.3%) and cloths (11.6%). We hope that this research can contribute to future Paralympic judo teachers, enabling new perspectives and reflections.

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Author Biographies

Arlindo Antonio Baião Junior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil arlindo_baiao@hotmail.com

Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Jaguariúna (2014) e Especialização em Desportos de Combate pela Universidade de Coimbra - Portugal (2015). Atualmente é microempresário fundador da Escola Budô, professor de Judô e Jiu-Jitsu no estúdio VidAtiva Movimento e Bem-estar (http://vidativajaguariuna.com.br/). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia de Lutas da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Tem experiência na área de pedagogia do esporte, com ênfase em iniciação esportiva e artes marciais.

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil edison@fef.unicamp.br

Especialista em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP(1995). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. Assessor Técnico da Federação Paulista de Desporto para Cegos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Visual, Lutas/Esportes de Combate, Aprendizagem esportiva, Esportes Paralímpicos.

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil gaviao@fef.unicamp.br

Possui graduação em Fisioterapia - PUC Campinas (1976), mestrado - Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana - Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Fac. Ed. Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas. Na FEF- UNICAMP ocupou os cargos de: Coordenador de Graduação(1990-1994), Diretor da Faculdade (1994-1998), Chefe do Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada (2003-2004) Coordenador do Programa de Pós -Graduação (2005-2006). Foi membro da Academia Paralímpica Brasileira (2010-2019); Classificador funcional da modalidade Esgrima em Cadeira de Rodas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (2002-2019) e classificador senior da IWASF- International Wheelchair & Amputee Sports Federation (2008-2019). Foi agraciado com o Certificate of Appreciation IWASF 2019. Membro do Conselho Consultivo da Federación Sudamericana de Actividad Física Adaptada. Foi Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo(1995-1996). Sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA- biênio 1994-1995. Tem como área de pesquisa Atividade Motora Adaptada e Esportes Adaptados.

Published

2022-08-26

How to Cite

ANTONIO BAIÃO JUNIOR, A. .; JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA, J. .; DUARTE, E. PARALYMPIC JUDO: MAPPING PROFESSIONAL PERFORMANCE IN SPORTS INITIATION OF COACHES FROM THE AMERICAS AND EUROPE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.68218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68218. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais