Educação física e mídia: perspectivas docentes sobre a abordagem dos temas corpo e saúde na escola

Authors

  • Cássia Marques Cândido Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de janeiro
  • Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra Centro Universitário de Volta Redonda
  • Alexandre Palma de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4679-9191
  • Monique Ribeiro de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65690

Keywords:

Physical Education. Body. Health. Media.

Abstract

The study aims to identify the perspectives of Physical Education teachers in relation to the power that media discourse exercises over the formation of public opinion, considering the themes “body and health”; recognize your conceptions about the role to be played in dealing with the subject; identify spaces dedicated to the issue in Basic Education classes; highlight challenges and challenges; reflect on the findings. The data were obtained by the Conversation Wheel. There is recognition of the power of the media, but there is no teleological approach to evolve it. Probabilities and many challenges are recognized. Discussions guided by Boaventura de Sousa Santos illuminate alternatives, making the urgency of decolonizing subjectivities linked to “body and health” explicit.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006) Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora de Educação Física da Rede Pública Estadual e Municipal do Rio de Janeiro. Área de atuação Educação com ênfase em Educação Física Escolar e Práticas corporais na natureza.

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Monique Ribeiro de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas, universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

Published

2021-12-17

How to Cite

MARQUES CÂNDIDO, C.; LEOCÁDIO BITENCOURT SOMBRA, F. .; PALMA DE OLIVEIRA, A.; RIBEIRO DE ASSIS, M. . Educação física e mídia: perspectivas docentes sobre a abordagem dos temas corpo e saúde na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65690. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65690. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais