Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos

Authors

  • Felipe Brandão Bastos Centro Universitario Estacio de Belo Horizonte
  • Luiz Henrique de Lisboa Oliveira Centro Universitario Estacio de Belo Horizonte
  • André Gustavo Pereira Andrade Escola de Educação e Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinicius Dias Wilson Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Muruci - UFVJM http://orcid.org/0000-0003-3877-344X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52409

Keywords:

Esteroides, Anabolizantes, Educação Física, Treinamento, Psicologia

Abstract

Praticantes de exercícios físicos e atletas tem abusado de esteroides anabólico-androgênicos (EAA’s), sujeitando-se a um elevado risco de surgimento de reações adversas à saúde física e psíquica. Profissionais de saúde tem o dever de informar a população sobre os riscos da utilização de EAA’s. Este estudo investigou a formação de estudantes dos cursos de Psicologia e Educação Física da cidade de Belo Horizonte sobre esse tema. O instrumento investigativo foi a análise de um questionário respondido por 414 voluntários. Os resultados revelaram que pouca atenção tem sido dada a esse assunto na formação destes estudantes, resultando em pouco entendimento desses. Concluiu-se que os estudantes de ambos os cursos não obtiveram conhecimento satisfatório acerca dos EAA’s e suas aplicações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felipe Brandão Bastos, Centro Universitario Estacio de Belo Horizonte

BACHAREL em  Educação Física, com ênfase em Treinamento esportivo para saúde e qualidade de vida.

http://lattes.cnpq.br/6734063200196562

Luiz Henrique de Lisboa Oliveira, Centro Universitario Estacio de Belo Horizonte

BACHAREL em  Educação Física, com ênfase em Treinamento esportivo para saúde e qualidade de vida.

http://lattes.cnpq.br/6734063200196562

André Gustavo Pereira Andrade, Escola de Educação e Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009). Realiza consultoria estatística em diversas áreas das Ciências do Esporte desde 2005. Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão em jogadores de futebol, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Membro do UFMG soccer science e coordenador do laboratório de Biomecânica.

http://lattes.cnpq.br/3654988735222132

Vinicius Dias Wilson, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Muruci - UFVJM

PhD em Biologia e Saúde na Escola de Medicina da Université de Montpellier, França. Bacharel e Licenciado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Educaçao Física (1999 e 2000); especialista em Treinamento Esportivo (Musculação Sequencial) UFMG (2006). Mestre (Master-1) em Biologia integrada ao Exercício e Movimento pela Université de Paris XIII (Paris-2007) e em Respostas Biológicas ao Exercício (Master-2) pela Université d'Evry Val d'Essonne (Evry - 2008), França. Docente nas disciplinas: Metodologia da Musculação, Avaliação Morfofuncional, Treinamento Esportivo em alto rendimento, Fisiologia do Exercício e Esportes de Aventura; colaborador de pesquisa do laboratório - INSERM - U1046 - Physiologie & Médecine Expérimentale du Cœur et des Muscles (Montpellier, França) e também preparador físico atuante na área de saúde e treinamento esportivo. Experiencia na área de Educação Física e Biologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo.

 http://lattes.cnpq.br/3761698333684308

Published

2019-06-27

How to Cite

BASTOS, F. B.; OLIVEIRA, L. H. de L.; ANDRADE, A. G. P.; WILSON, V. D. Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.52409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais