Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52072Keywords:
Educação Física, Necessidades básicas, EscolaAbstract
Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.Downloads
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Published
2019-06-27
How to Cite
SITOE, S. A.; CODONHATO, R.; BOTH, J.; FIORESE, L. Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.52072. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52072. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais