Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar

Authors

  • MILENA Pedro Morais Universidade São Judas Tadeu http://orcid.org/0000-0003-3821-4306
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade São Judas Tadeu
  • Isabel Porto Filgueiras Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51513

Keywords:

Educação Física Escolar Inclusiva, Formação de professores, Inclusão Escolar.

Abstract

O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma os Jogos Escolares Inclusivos contribuíram para a ação docente inclusiva dos professores de Educação Física Escolar do município de Itanhaém e identificar as barreiras enfrentadas pelos professores para participação nesse evento. Participaram 20 professores de Educação Física. A coleta de dados ocorreu com o uso de entrevista semi-dirigida e análise por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluímos que um conjunto de fatores interfere de forma negativa na ação docente inclusiva, porém, ao atuar como agentes transformadores os professores têm conseguido atingir a comunidade escolar e a família dos alunos, mostrando o potencial da criança e o quanto ela é capaz de evoluir no processo ensino/aprendizado.

 

Palavras chave: Educação Física Escolar Inclusiva. Formação de professores. Inclusão Escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

MILENA Pedro Morais, Universidade São Judas Tadeu

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu

Published

2019-09-26

How to Cite

MORAIS, M. P.; RODRIGUES, G. M.; FILGUEIRAS, I. P. Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51513. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51513. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais