A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem

Autores

  • Keyla Ferrari Lopes Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.
  • Camila Lopes de Carvalho Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.
  • Paulo Ferreira de Araújo Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.
  • Maria Aparecida Affonso Moysés Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49194

Palavras-chave:

Dança, Deficiência Intelectual, Transtornos de Aprendizagem.

Resumo

Esse estudo objetivou verificar contribuições das atividades de dança e expressão corporal ao processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães e a professora de dança de duas crianças de sexo masculino, com onze anos, uma com deficiência intelectual e outra com transtornos de aprendizagem, que participaram regularmente de atividades de dança e expressão corporal, antes e após seis meses de prática. Como resultados, foi identificado que as atividades possibilitaram desenvolvimento do processo de ensino aprendizado das crianças e a exploração de potenciais comumente não identificados em outros contextos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Ferrari Lopes, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia com especializaçãoem deficiência da audiocomunicação pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2001),Especialização em Atividade Motora Adaptada pela FEF UNICAMP (2003) e disciplinas concluídas do mestrado em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (2006). Mestrado concluido em atividade física adaptação e saúde pela FEF UNICAMP em Abril de 2011, com auxílio de bolsa do CNPQ. Doutoranda em atividade motora adaptada pela FEF/UNICAMP. Presidente fundadora do Centro de Dança Integrado CEDAI e Cia de Dança Humaniza , atuando na area da educação, dança e artes para pessoas com deficiência, Atuou como professora de LIBRAS nos cursos de pedagogia, letras e música Educação física no UNASP -EC e atua na graduaçã do IASP hortolãndia e pós graduação em psicopedagogia e educação inclusiva da UNISAL

 http://lattes.cnpq.br/9521943861430085

Camila Lopes de Carvalho, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

     Doutoranda em Educação Física no Departamento de Educação Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado, pela Unicamp), graduação em Pedagogia (pela Unip), Especialização em Educação Especial e Inclusiva (pela Uninter) e Mestrado em Educação Física (pela Unicamp).


 http://lattes.cnpq.br/4966870123473648

Paulo Ferreira de Araújo, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Possui Licenciatura plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP (1983), Mestrado em Administração Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1991), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1997), Livre Docente mediante concurso público e apresentação de tese pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007). Atualmente é Professor Titular (MS-6) por concurso publico realizado em 11/2013. Na FEF-UNICAMP, onde ocupou os seguintes cargos: Coordenador do desenvolvimento da Educação Física-CODEF 12/1990-05/1994; Coordenador Associado de Graduação de 02/1997-09/1998; Coordenador de Graduação de 08/2000-10/2002; Chefe do Departamento de Estudo da Atividade Física Adaptada-DEAFA de 01/2005-05/2006; Diretor Associado de 05/2006-05/2010 e Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp, eleito para o quadriênio 05/2010-05/2014 e atua como Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). foi Presidente Fundador da Federação Paulista de Basquete sobre Rodas-FPBSR, Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada-SOBAMA. E membro de conselhos editoriais e parecerista em revistas em sua área de formação e atuação, Tem experiência e produção cientifica na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e Desporto para pessoas em condições de deficiência, Política de atendimento no segmento da Educação Física e Desporto, Desporto Adaptado, Inclusão e Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/7038446127268282


Maria Aparecida Affonso Moysés, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973); doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e Livre-Docência em Pediatria Social na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1998). Atualmente é Professora Titular em Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua atuação em ensino e pesquisa é na área de Atenção à Saúde do Escolar, em especial nos campos de medicalização do comportamento e da aprendizagem, avaliação cognitiva; aprendizagem e desenvolvimento.


http://lattes.cnpq.br/6096290327889368

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

LOPES, K. F.; CARVALHO, C. L. de; ARAÚJO, P. F. de; MOYSÉS, M. A. A. A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.49194. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais