PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

Authors

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Unesp Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.18521

Keywords:

Educação Física escolar, Estado da arte, Pesquisa-ação.

Abstract

A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.

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Author Biographies

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W7803709

Suraya Cristina Darido, Unesp Rio Claro

Professora livre docente pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4797817E9

Published

2014-03-10

How to Cite

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.18521. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos de Revisão