Anúncios

Edição Atual

v. 27 (2024)
					Visualizar v. 27 (2024)
Publicado: 2024-04-17

Artigos Originais

  • Meios tático-técnicos e sistemas defensivos do handebol na categoria sub-14: preferências de ensino por treinadores e reflexões para a formação de jogadores

    Gustavo de Oliveira Granero, Mayara Gonçalves Madeira, Vinicius da Silva Musa, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77625
  • Pessoas com deficiência nas aulas de educação física: um olhar sobre as atitudes dos professores

    Aniele Xavier Aguiar, Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares, Paulo Eduardo Gomes de Barros, Walter Luiz Moura, Wellington Danilo Soares
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74662
  • Valores normativos do instrumento para mensurar o conhecimento tático declarativo no basquetebol (IMCTD-BB) de jovens atletas

    Cleiton Pereira Reis, Juan Carlos Pérez Morales
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78488
  • Percepções dos tradutores/intérpretes de Libras sobre a inclusão dos discentes surdos no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia

    Francisco Félix da Silva, Luciana Oliveira Monteiro, Silvia Teixeira de Pinho, Tatiane Gomes Teixeira, Daniel Delani
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75707
  • O filho que foi pai: memórias e xadrez na cidade de Montes Claros/MG na década de 1980

    Lucas Matheus Araujo Bicalho, Luís Fernando de Souza Alves , Andreia Luciana Ribeiro de Freitas, Ester Liberato Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79985
  • A academia de musculação e seu impacto na construção de uma nova forma de consumo alimentar entre frequentadores da cidade de Vitória/ES

    Ana Luísa Martins Loures, Ivan Marcelo Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76716
  • Da hospitalização para a prática corporal: análise qualitativa das vivências no projeto Respirar no Amazonas

    Vinícius Cunha, Luany Silva Pontes, Ingrind da Cruz Bento, Matheus Câmara Monteiro, Neibe da Silva Araújo Junior, Marcelo da Silva Marques
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75106
  • Percepções de docentes em relação aos usos das TDIC nas aulas de Educação Física

    André Magno Gomes da Silva, Marcio Romeu Ribas de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79879
  • A política nacional de práticas integrativas e complementares na grande Vitória: uma análise sobre os caminhos e proposições das PIC como proposta de tratamento de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)

    Anna Gonçalves Miranda, Lígia Ribeiro e Silva Gomes, Felipe Quintão de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76290
  • Pensando a prática no futebol de mulheres: a parceria entre Athletico Paranaense e Foz Cataratas (2019)

    Marcela Caroline Pereira, Edina Schimanski
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77110
  • Exercise addiction: a comparison between runners, cyclists, swimmers, and triathletes

    Vitor Hugo Ferminano, Cecília Segabinazi Peserico, Emanuele Marie Teramoto Caposse, Fabiana Andrade Machado
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77638
  • A utilização do jogador de quadra adicional no handebol e suas implicações para a organização e comportamentos defensivos

    João Paulo Torres Di Gilio, Renato Francisco Rodrigues Marques, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78221
  • Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo

    Flavio Ignes Tristão, Vitor Lacerda Vasquez, Ivan Marcelo Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78514
  • Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento

    Daniela Bento-Soares, Bruna Locci, Maria Gabriela Fuga Gonçalves Domingos, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Laurita Marconi Schiavon
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75796
  • Motivos para a inexistência de treinamento específico de goleiros de handebol no Brasil

    Julie Hellen de Barros da Cruz, Tamires Carvalho Motta, Rose Méri Santos da Silva, Gabriel Gustavo Bergmann
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79544
  • Análise de jogo e pedagogia do esporte: reflexões alicerçadas na construção da autonomia

    Luis Felippe Campos Lima, Luis Felipe Nogueira Silva, Gabriel Orenga Sandoval, Alcides José Scaglia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77440
  • Facultatividade nas aulas de Educação Física no ensino técnico de nível médio: contradição e desvalorização

    Ana Paula Guimarães Almeida, Ailton Vítor Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76100
  • Suportes e barreiras às práticas físico esportivas pelos surdos: uma abordagem na cidade de Divinópolis-MG

    Vitória Maria de Sousa Tenório Albuquerque, Otávio Rodrigues de Paula, Cacilda Mendes dos Santos Amaral
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76714
  • Tênis de mesa e colônia japonesa em São Paulo: como tudo começou? (1927-1952)

    Gustavo Kenzo Yokota
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77272
  • O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior

    Jairo Antônio Paixão, Augusto Fernandes Condé, Maria Teresa Sudário Rocha, Yasmin Cristina Souza da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73421
  • Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física

    Gabrielly Elisa Arndt Fritschi, Arestides Pereira da Silva Júnior, Daiana Machado, Gabriela Simone Harnisch
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74934
  • Relações de poder e sistema neoliberal capitalista frente às desigualdades de oferta e manutenção das academias em espaços abertos no município de Iguatu-CE: estudo a partir da concentração de famílias em condições de extrema pobreza

    Pedro Victo Domingues Pereira, João Bandeira da Silva, Fideralina Rodrigues de Albuquerque, André Luis Façanha da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78597
  • Perspectivas atribuídas às relações entre corpo, saúde e lazer por professores(as) universitários(as) de Educação Física ao longo da trajetória docente

    Roberta de Souza Gomes, Renato Cavalcanti Novaes, Silvio de Cassio Costa Telles, Alan Camargo Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.80851

Artigos de Revisão

  • O ensino de habilidades motoras e as pedagogias críticas da educação física: em busca de novas perspectivas educacionais in search of new educational perspectives

    Harrison Souza Bezerra, Renan Santos Furtado
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78019
  • Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática

    Leonardo Vidal Andreato, Luzireni Fernandes Braga, Leandro Paiva, Victor Silveira Coswig, Alex Barreto de Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79516
  • Autoeficácia em atletas competitivos e seus impactos na prática esportiva: revisão integrativa

    Daniel Alberto Assis Souza, Paloma Pegolo de Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77293
  • A formação em Educação Física para atuação na educação infantil: uma análise da produção científica da FEFD-UFG (1996-2020)

    Lucas Batista Rodrigues da Costa, Luana Zanotto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77696
  • Maternidades e docências: a produção científica da área da Educação Física

    Tatiana Terragno, Lisandra Oliveira e Silva, Simone Santos , Gabriela Nobre Bins, Natacha da Silva Tavares, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78838
  • Neuroestética da dança: uma análise neurobiológica do dançarino ao espectador

    Henrique Lima, Fábio Caixeta, Patricia Espindola, Luís Carlos Pereira Monteiro, Isabela Ramos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76031
  • A produção acadêmica dos cursos de educação física da UFMA campus Bacanga sobre a dança

    Fernanda Oliveira, Lucio Carlos Dias Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.69794
  • “Pode até ser lésbica, mas precisa escrever essa palavra?”: uma revisão sobre produções acadêmico-científicas sobre lesbianidades e Educação Física

    Maria Clara Elias Polo, Yara Maria de Carvalho, Jose Miguel Nieto Olivar
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.80189
  • História da formação docente em Educação Física no Pará: prospecções de uma tese

    Welison Alan Gonçalves Andrade, Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76844
  • Discursos midiáticos e o fenômeno da gordofobia: Teoria do Estado do Conhecimento

    Jadisson Gois da Silva, Cristiano Mezzaroba
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74571
  • A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações

    Thiago Villa Lobos Mantovani, Daiana Machado dos Santos, Elisabete dos Santos Freire, Diego Faria de Queiroz, Daniel Teixeira Maldonado, Katia Bilhar ScapinI
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75285
  • Relações de gênero no karatê: uma revisão integrativa una revisión integradora

    George Almeida Lima, Daniel Giordani Vasques, Flávio Py Mariante Neto, Heraldo Simões Ferreira, Luiz Gustavo Bonatto Rufino
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79071
  • Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA

    Tadeu João Ribeiro Baptista, Carlos Herold Junior, Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Tereza Luiza de França
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77651
  • Práticas corporais indígenas e educação física escolar: uma análise sobre a produção científica em periódicos nacionais

    Dayvson Felipe, Reyanne Maria da Silva, Denis Foster Gondim, Henrique Gerson Kohl
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75939
  • O trabalho da Educação Física no núcleo ampliado de Saúde da Família: revisão de literatura

    Isaac Neves de Lima, Ricardo Lira de Rezende Neves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79769
  • Síndrome de Burnout um risco aos profissionais de educação física: uma revisão integrativa

    Rodrigo Flávio Mercês Brandão, Márcia Cibele Andrade dos Santos Ferreira, Luiz Eduardo Nunes Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76244

Ensaios

  • Equidade na promoção das práticas corporais e atividades físicas no SUS: reflexões a partir do serviço de orientação ao exercício

    Leonardo Araújo Vieira, Vitor Loureiro da Silva, Emilly Martinelli Rossi, Maria Clara Grazziotti Louzada, Lucas Balbino Mazzini, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76978
  • A dança no processo terapêutico: trânsitos do universo de si para o autoconhecimento e libertação dos nódulos emocionais

    Alexandre Donizete Ferreira, Paty Jaia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73920
  • Um modelo teórico de promoção da saúde para a educação física: a salutogênese em cena

    Victor José Machado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78460
  • História do cricket no Brasil: aspectos da pedagogia e psicologia do esporte

    Cássio José Almeida, Mathtew Featherstone, Roberto Rodrigues Paes, Alexandre Slowetzky Amaro, Paula Teixeira Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74720
  • Corpo Metáfora

    Sandro Borelli, Odilon José Roble
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79882
  • Takkyu Volley, inclusão e promoção de saúde, uma relação possível?

    Ivan Wallan Tertuliano, Marcelo Inagaki, José Maria Montiel, Daniel Bartholomeu, Maria Aparecida Onuki Haddad; Sonia Mitico Fucasse Gondo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78258
Ver Todas as Edições