CONCURSOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR(A) E AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9890Palavras-chave:
Tendências pedagógicas em educação física, concursos públicos, Educação Física escolarResumo
RESUMOCONCURSOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR(A) E AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O objetivo dessa pesquisa foi analisar os conteúdos, as bibliografias e os marcos conceituais exigidos nas últimas provas de concursos públicos aplicados a professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino das regiões Sul e Sudeste do Brasil e identificar quais tendências pedagógicas estiveram presentes. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa documental, considerando os editais e as últimas provas dos concursos. Concluiu-se que houve mudanças acerca dos conhecimentos exigidos dos professores de Educação Física, com significativo aumento de conhecimentos vinculados às perspectivas críticas e aos conhecimentos de cunho sócio-cultural.
Palavras-chave: Tendências pedagógicas em educação física, concursos públicos e Educação Física escolar
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).