TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: APLICAÇÃO NO CONTEXTO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS DE ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.8891Palavras-chave:
Exercício, Motivação, Adolescente, Teoria da Autodeterminação.Resumo
Baseado na Teoria da Autodeterminação (TAD; DECI e RYAN, 1985), este estudo objetivou verificar as relações das regulações motivacionais com a prática de exercícios físicos de estudantes adolescentes. Participaram do estudo 87 estudantes de Ensino Médio de ambos os sexos. Utilizou-se como instrumento o Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico – 2 (PALMEIRA et al., 2007) e o Questionário de Avaliação da Atividade Física para Adolescentes (FLORINDO et al., 2006). Os resultados confirmam os pressupostos da TAD e mostram que adolescentes mais autodeterminados para prática de exercícios físicos praticam significativamente mais essas atividades do que os com baixa autodeterminação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).