Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-03-31. Leia a versão mais recente.

Trocando ideias sobre danças urbanas na Educação Física escolar

Autores

  • João Victor Cruz Beija Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), Recife, Pernambuco, Brasil rjvcedf@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9516-7393
  • Adriana Martins Correia Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil adrianacorreia@id.uff.br
  • Lívia Tenorio Brasileiro Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil livia.brasileiro@upe.br https://orcid.org/0000-0002-5864-1148

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77834

Palavras-chave:

danças urbanas, educação física, escola

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a inserção das Danças Urbanas como conteúdo da Educação Física escolar, reconhecendo sua ampla popularidade entre a juventude e sua relação com a cultura Hip-Hop. Tem como objetivos: reconhecer as Danças Urbanas em sua historicidade no contexto sociopolítico; mapear e analisar as produções sobre Danças Urbanas no Brasil e discutir suas relações com a Educação Física. Trata-se de uma revisão bibliográfica, mapeando estudos que foram categorizados em cinco temáticas. Identificamos que a área possui uma tímida aproximação com as Danças Urbanas, tematizando desde a formação inicial até a prática pedagógica.

Downloads

Downloads

Publicado

2025-03-31

Versões

Como Citar

VICTOR CRUZ BEIJA, J.; MARTINS CORREIA, A.; TENORIO BRASILEIRO, L. Trocando ideias sobre danças urbanas na Educação Física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.77834. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77834. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão