A formação inicial em Educação Física: análise do ensino do voleibol através dos jogos reduzidos a partir das ementas de universidades federais

Autores

  • Ana Júlia Moraes Saccol Caetano Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil ana.saccol@acad.ufsm.br
  • Gustavo De Conti Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil conti02@ufg.br
  • Henrique Castro Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil henriquecastro88@yahoo.com.br
  • Carine Collet a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil carine.collet@ufrgs.br
  • Thiago José Leonardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil thiago.leonardi@ufrgs.br
  • Lorenzo Laporta Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil laporta.lorenzo@ufsm.b

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75486

Palavras-chave:

Formação de recursos humanos., Educação Física, Voleibol., Ensino, Aprendizagem

Resumo

Os jogos reduzidos e condicionados é uma estratégia eficaz no ensino e aprendizagem de competências tático-técnicas no voleibol. O objetivo deste estudo foi verificar se os jogos reduzidos e condicionados no voleibol fazem parte do ementário dos cursos de Educação Física das universidades federais brasileiras. Utilizou-se a investigação documental com a coleta de dados nas universidades federais cadastradas no Ministério da Educação de Regulação do Ensino Superior. Os resultados mostram que há a indicação de utilização dos jogos reduzidos e condicionados em duas disciplinas analisadas. Deve haver uma mudança no ensino dos jogos reduzidos e condicionados para que as universidades federais possam atualizar suas ementas no intuito de formarem recursos humanos qualificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

JÚLIA MORAES SACCOL CAETANO, A.; DE CONTI, G.; CASTRO, H.; COLLET, C.; JOSÉ LEONARDI, T.; LAPORTA, L. A formação inicial em Educação Física: análise do ensino do voleibol através dos jogos reduzidos a partir das ementas de universidades federais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.75486. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75486. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão