A formação inicial em Educação Física: análise do ensino do voleibol através dos jogos reduzidos a partir das ementas de universidades federais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75486Palavras-chave:
Formação de recursos humanos., Educação Física, Voleibol., Ensino, AprendizagemResumo
Os jogos reduzidos e condicionados é uma estratégia eficaz no ensino e aprendizagem de competências tático-técnicas no voleibol. O objetivo deste estudo foi verificar se os jogos reduzidos e condicionados no voleibol fazem parte do ementário dos cursos de Educação Física das universidades federais brasileiras. Utilizou-se a investigação documental com a coleta de dados nas universidades federais cadastradas no Ministério da Educação de Regulação do Ensino Superior. Os resultados mostram que há a indicação de utilização dos jogos reduzidos e condicionados em duas disciplinas analisadas. Deve haver uma mudança no ensino dos jogos reduzidos e condicionados para que as universidades federais possam atualizar suas ementas no intuito de formarem recursos humanos qualificados.
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