Recreio e Educação Física: possibilidades para a prática pedagógica de professores de Educação Física Escolar

POSSIBILITIES FOR THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION TEACHERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75311

Palavras-chave:

Recreio escolar, Educação Física escolar, Prática pedagógica

Resumo

Neste estudo, tematizamos o recreio escolar e seus desdobramentos para além de seu tempo, procurando compreendê-lo como um momento da rotina escolar, conectado à função social da escola, bem como um momento muito fecundo, que pode enriquecer a atuação do(a) professor(a) de Educação Física (EF). Através de um ensaio teórico, apontamos que o tempo de recreio pode representar uma referência para a EF escolar e para todos os seus atores, professores, alunos e alunas, estimulando novos modos de inserir as práticas corporais no âmbito da escola, bem como, para além dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Giovana dos Santos Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil lauraandraadee@gmail.com

Professora de Educação Física da rede particular e municipal de Ensino de Canela/RS. Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ricardo Rezer, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil rrezer@ufpel.edu.br

Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) - graduação e pós-graduação. Pós-Doutorado (2018) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorado em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Porto, Portugal).  

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

GIOVANA DOS SANTOS ANDRADE, L.; REZER, R. Recreio e Educação Física: possibilidades para a prática pedagógica de professores de Educação Física Escolar: POSSIBILITIES FOR THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION TEACHERS . Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.75311. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75311. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios