MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO - REFLETINDO SOBRE NOSSAS REFLEXÕES: POR ONDE CAMINHAMOS?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.75Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a estrutura educacional relacionada com a exigência de um trabalho de conclusão de curso na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). O artigo está inserido no esforço de catalogação e publicação dos resumos das monografias apresentadas no curso de bacharelado de Educação Física da EEFD/UFRJ. Ao rever, recuperar, catalogar e analisar as monografias apresentadas, não se está exatamente interessado em discutir as direções teórico-metodológicas desses estudos. Pretende-se, neste artigo, abordar os problemas de concepção e de ordem operacional que existem ao redor da exigência de apresentação de uma monografia. Ao mapear tais problemas, buscamos, a partir do caso da EEFD/UFRJ, abrir uma linha de diálogo e contribuir com outros colegas e outras instituições que desejem pensar e repensar a importância das monografias, que, mais do que uma exigência cartorial, deveriam ser compreendidas como um retrato da forma com a qual a pesquisa é considerada no âmbito da formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa-Formação profissional-Monografia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).