Estudantes-atletas: reflexões acerca de seu desenvolvimento

Autores

  • Giovana Peruchi Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil giovanaperuchi@gmail.com
  • Sandro Victor Alves Melo Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil sandro.melo@ufac.br https://orcid.org/0000-0002-2897-5999
  • Ricardo Teixeira Quinaud Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil ricardoquinaud@unesc.net https://orcid.org/0000-0001-6043-3658

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.74701

Palavras-chave:

Dupla-carreira. Estudante-atleta. Desafios. Graduação. COB.

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento do estudante-atleta tendo como modelo teórico o Modelo de Desenvolvimento Esportivo proposto pelo Comitê Olímpico do Brasil- COB. Ao longo do texto, é discutido o estudante-atleta e seus desafios ao seguir a carreira-dupla, bem como sobre a dupla carreira no Brasil e no mundo. Por fim, sugere-se a criação de uma legislação nacional e de políticas institucionais que promovam o acesso, a permanência e a finalização da formação destes estudantes-atletas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

PERUCHI, G.; VICTOR ALVES MELO, S.; TEIXEIRA QUINAUD, R. Estudantes-atletas: reflexões acerca de seu desenvolvimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.74701. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74701. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios